Geralmente descartados como resíduos, a Biomassa Residual é um conjunto de materiais orgânicos gerados como subprodutos de atividades humanas, como a agricultura, a indústria e o saneamento.
No final desse artigo, você vai entender porque a utilização inteligente da Biomassa Residual é um recurso valioso que pode gerar utilidades, como energia, biocombustíveis, fertilizantes e outros produtos.
O que é Biomassa?
Biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada para produzir energia. Pode ser obtida a partir de diversos subprodutos, como lenha, bagaço de cana, resíduos agrícolas, algas, alimentos e esterco. E ela contribui para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e mitigar emissões de CO₂.
Aqui no blog da Ecogen, nós já explicamos em outros artigos mais detalhadamente o que é Biomassa e, para que você entenda melhor o que abordaremos neste artigo, indicamos que leia clicando aqui.
Quais são as fontes de Biomassa residual?
Aqui no Brasil, existem diversas fontes de Biomassa que podem ser utilizadas para gerar utilidades para uma indústria, ajudando a tornar as operações industriais muito mais eficientes, confiáveis, ecológicas e sustentáveis. Veja alguns exemplos:
Resíduos Agrícolas
A madeira é outra importante fonte de Biomassa Residual no Brasil. Ela pode ser utilizada para gerar energia elétrica, produzir biocombustíveis e outros produtos, como papelão. O resíduo florestal é justamente o que a indústria de celulose e papel não utilizam, pois precisam de partes mais nobres da planta devido ao tamanho da fibra.
Resíduos Florestais
Resíduos Urbanos
Os resíduos sólidos urbanos (RSU), como resíduos de alimentos, papel, plástico e metal, que seriam descartados em lixões, por exemplo, também representam uma importante fonte de Biomassa residual.
Chamados popularmente de RSU, eles podem ser utilizados para gerar energia elétrica, produzir biocombustíveis e outros produtos, como fertilizantes e bioplásticos.
Resíduos agropecuários
Os resíduos agropecuários, como esterco e resíduos de alimentos, também podem ser utilizados como Biomassa Residual. Eles podem ser utilizados para gerar energia elétrica, produzir biocombustíveis e outros produtos, como fertilizantes e compostos.
Exemplos de utilidades geradas a partir da Biomassa Residual
Geração de Energia Elétrica
A Biomassa Residual pode ser utilizada para gerar energia elétrica por meio de diferentes tecnologias, como a queima direta, a gaseificação e a pirólise, que são utilizadas para movimentar turbinas e, assim, se transformar em energia elétrica.
Produção de Biocombustíveis
A Biomassa Residual pode ser usada para produzir biocombustíveis, como o etanol, o biodiesel e o biogás, que, além de serem considerados combustíveis verdes e do futuro, são mais sustentáveis.
Produção de Fertilizantes
A produção de fertilizantes por meio de Biomassa é uma prática que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. Isso ocorre porque ela é uma fonte renovável e sustentável de nutrientes para as plantas.
Além desses 3 principais meios de utilização da Biomassa Residual, outros usos bastante populares são a produção de papelão, a fabricação de produtos químicos e a alimentação de animais.
Quais são os benefícios da Biomassa Residual?
Por ser uma fonte renovável de energia, a Biomassa Residual possui uma série de benefícios – sobretudo para o setor industrial. A renovabilidade possibilita uma geração de energia contínua e sustentável, mas também pode gerar:
- Redução da dependência de combustíveis fósseis
- Redução das emissões de gases de efeito estufa
- Geração de novos negócios e empregos
- Redução da poluição
A Biomassa Residual é uma fonte de energia promissora com o potencial de contribuir para o desenvolvimento sustentável. Ela oferece diversos benefícios ambientais, econômicos e sociais.
Se você quer saber como utilizar os resíduos produzidos pela sua indústria para gerar energia e utilidades para o seu negócio, basta clicar aqui e conhecer a solução Ecogen para utilização de Biomassa para geração de energia e utilidades.