Diretamente ligadas a descarbonização, eficiência energética e a adoção de tecnologias mais sustentáveis, cada dia que passa a busca por novas tendências do mercado voltadas a eletrificação industrial estão em alta.
Novas tecnologias de geração e armazenamento, maior facilidade na infraestrutura e custos de implantação ficando mais reduzidos, a eletrificação industrial está cada dia mais se tornando uma realidade viável e sustentável.
Neste artigo vamos te explicar desde o que é eletrificação até as novas tendências da eletrificação industrial existentes no mercado. Vamos lá.
Afinal, o que é eletrificação industrial?
A eletrificação industrial é o processo de substituição de tecnologias para geração de utilidades, como água quente e vapor, baseadas em combustíveis fósseis por soluções elétricas mais eficientes e sustentáveis, como a implementação de uma caldeira elétrica ou bomba de calor, por exemplo.
O intuito é reduzir as emissões de carbono e aumentar a eficiência energética por meio da adoção de equipamentos elétricos.
Um dos pontos interessantes da eletrificação é a maior integração com fontes renováveis, como solar, eólica e biomassa, contribuindo para a descarbonização da matriz energética industrial.
Desafios da eletrificação Industrial
A eletrificação industrial também traz desafios, como a necessidade de investimentos em infraestrutura e adaptações tecnológicas. No entanto, há incentivos e regulamentações que impulsionam essa transformação, tornando-a uma estratégia viável para empresas que buscam eficiência e sustentabilidade. Com a crescente demanda por soluções ESG, a eletrificação se torna uma alternativa estratégica para garantir competitividade, reduzir custos operacionais e atender às exigências ambientais do mercado.
Tecnologias para a eletrificação industrial
As tecnologias para a eletrificação industrial estão avançando por meio de diversas inovações e equipamentos que aumentam a eficiência energética, reduzem as emissões de carbono e aprimoram a confiabilidade na geração de utilidades. Veja alguns exemplos:
Motores Elétricos de Alta Eficiência
Os motores elétricos são amplamente utilizados em processos industriais, e a adoção de modelos de alta eficiência, tornam a geração de utilidades muito mais econômica e confiável.
Caldeiras Elétricas
As Caldeiras elétricas substituem caldeiras a gás ou a óleo em processos industriais, reduzindo custos – a depender do valor da energia elétrica da região da implantação do equipamento – e tornando a geração das utilidades mais sustentável.
Saiba mais sobre a geração de utilidades por meio de Caldeiras Elétricas neste artigo em nosso blog.
Bombas de Calor Industriais
As bombas de calor elétricas são uma alternativa eficiente para aquecimento e resfriamento de processos industriais. Elas permitem recuperar calor residual de processos produtivos, reduzindo a necessidade de geração térmica adicional e, consequentemente, o consumo de energia.
Elas operam com o mesmo princípio dos sistemas de refrigeração (chillers), mas ao invés de remover calor, transferem energia térmica para aquecer a água. O ciclo de operação envolve:
- Captura de calor do ar, água ou processos industriais residuais.
- Compressão do fluido refrigerante para elevar a temperatura.
- Transferência de calor para a água por meio de um trocador de calor.
- Distribuição da água quente para os processos industriais.
Possuem Coeficiente de Performance (COP) entre 3 e 6, ou seja, gera de 3 a 6 vezes mais calor do que a energia elétrica consumida.
Digitalização e Automação Energética
Utilizando tecnologias como o Ecogen 360°, os benefícios gerados pela eletrificação industrial são ainda mais impulsionados graças a digitalização e automação dos processos produtivos, com a implementação de tecnologias como sensores inteligentes, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) que permitem monitoramento em tempo real e controle mais preciso do consumo energético.
O uso de ferramentas como o Ecogen 360° consegue otimizar o consumo elétrico em tempo real, por meio de algoritmos preditivos e qualitativos que analisam automaticamente o funcionamento de equipamentos, reduzindo picos de demanda e melhorando a eficiência operacional.
A eletrificação industrial no Brasil
Aqui no Brasil, setores como mineração, siderurgia, papel e celulose, alimentos e bebidas e automobilística estão investindo em tecnologias elétricas, como caldeiras elétricas, bombas de calor industriais e motores de alta eficiência. Além disso, a digitalização e o uso de sistemas inteligentes de gerenciamento de energia têm otimizado o consumo e reduzido desperdícios, tornando a eletrificação ainda mais viável economicamente.
Apesar dos avanços, desafios como a necessidade de modernização da infraestrutura elétrica, altos investimentos iniciais e questões regulatórias ainda precisam ser superados. No entanto, incentivos governamentais, financiamentos e o barateamento das tecnologias elétricas estão tornando a eletrificação industrial uma tendência cada vez mais forte no Brasil, garantindo competitividade e sustentabilidade para as empresas.
Podemos falar que a eletrificação industrial é uma excelente estratégia para empresas que querem realizar a transição energética de forma sustentável e economicamente atrativa.
Nesta página aqui você consegue ver as soluções que a Ecogen possui para tornar isso uma realidade para a sua indústria. Consulte um de nossos especialistas e veja de forma personalizada como a Ecogen pode planejar, investir, implantar e operar a solução perfeita para o seu negócio.