Acreditando na importância da contribuição das mulheres negras na América Latina e no Caribe e para dar visibilidade às suas lutas e conquistas, o Comitê Social do time de ESG da Ecogen traz em pauta o “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, realizado no dia 25 de Julho, que é utilizado para reforçar a importância do combate a invisibilidade histórica dessas mulheres, cujas contribuições muitas vezes foram marginalizadas ou esquecidas.
Para dar vez e voz a elas, a Ecogen convidou algumas das mulheres negras da empresa para falar sobre suas experiências no ambiente corporativo. Acreditamos que, assim, conseguiremos reforçar nosso compromisso Social em lutar em prol de um ambiente de trabalho muito mais igualitário.
Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Acreditamos que o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, mostra a importância da diversidade e inclusão nas empresas, aspectos centrais das práticas ESG (Environmental, Social, and Governance).
Incorporar essa celebração nas práticas empresariais fortalece a cultura organizacional e cria um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo.
Na Ecogen, a política de recrutamento, por exemplo, é focada na diversidade, independentemente de suas características ou condições humanas quanto à etnia, gênero, orientação sexual, acessibilidade, cultural, social ou de qualquer outro fator.
Acreditamos que, no contexto da celebração, comemorar datas como essa gera impactos positivos reais, fortalecendo a competitividade e sustentabilidade na Ecogen.
Nossas Ecolovers
Para dar vez e voz a algumas mulheres negras da Ecogen, conversamos com algumas que se propuseram a expor sua opinião ao Comitê Social. Veja abaixo.
Ana Paula Keller Lekitsch
Diretora Comercial, Marketing e ESG
Você acha que hoje em dia existem boas políticas para a igualdade de gênero e raça?
A implementação de políticas de igualdade de gênero e raça em empresas é um tema de grande relevância no cenário corporativo atual. À medida que as organizações reconhecem a importância da diversidade para o seu desenvolvimento e sucesso, torna-se essencial adotar medidas que promovam a inclusão de indivíduos de diferentes gêneros e raças. Neste contexto, a adoção de políticas de igualdade de gênero e raça pode ser vista como um passo estratégico e necessário para qualquer empresa que deseje se destacar e prosperar no mercado contemporâneo.
O Brasil tem avançado em relação às políticas públicas para a equidade de gênero e raça, com importantes marcos legais e programas que buscam promover a inclusão e reduzir as desigualdades. No entanto, é fundamental que esses esforços sejam contínuos e aprimorados, enfrentando os desafios persistentes e garantindo a efetiva implementação e fiscalização das políticas existentes. A luta por um Brasil mais justo e igualitário depende do compromisso do poder público e privado em promover e defender a equidade de gênero e racial.
Na Ecogen, temos consciência da importância do tema e estamos extremamente engajados no desenvolvimento de uma cultura diversa e inclusiva. Temos consciência que ainda há muito a ser feito, mas a cada ano, implementamos ações afirmativas, políticas e processos que visam promover a diversidade em todas as esferas da organização.
Acreditamos que a promoção da diversidade nas empresas em geral não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia inteligente para sustentabilidade dos negócios.
Como uma mulher negra, você se sente acolhida pela Ecogen?
Ser mulher e negra em qualquer contexto corporativo no Brasil e em grande parte dos países em desenvolvimento no mundo, é um grande desafio.
Ao longo desses quase 13 anos de Ecogen, sempre busquei o meu desenvolvimento pessoal e profissional, de forma que o fator gênero e raça, não fosse um ponto limitante para minha evolução dentro da organização.
Acredito que quando o tema é diversidade, estamos todos numa jornada de aprendizagem e a Ecogen vem se posicionando cada vez mais fortemente engajada na promoção desse tema como um valor inegociável.
Liliam Do Carmo
Especialista em Segurança do Trabalho
Você acha que hoje em dia existem boas políticas para a igualdade de gênero e raça?
“Não exatamente. As políticas existentes ainda engatinham em certos aspectos, no sentido de diminuir o abismo histórico entre gêneros. Existe um grande avanço em políticas públicas que garantem, ainda que não ao todo, direitos femininos. Contudo, quando falamos de oportunidades de raça, há um pélago ainda maior na implementação de boas políticas. Se considerarmos ainda o fato de que, na prática, as políticas já existentes não são por vezes exercidas, ainda há muito a ser feito.”
Como uma mulher negra, você se sente acolhida pela Ecogen?
“Sim, muito. É a minha segunda passagem pela Ecogen e hoje consigo me sentir mais pertencente ao ver mais mulheres negras em setores diversos, visto que, historicamente, temos muita dificuldade na inserção do mercado de trabalho . Sinto que houve e há um engajamento da empresa em trazer mais essas questões de gênero e raça no recrutamento de novos talentos. Como mulher e negra, é muito importante “enxergar” em meu ambiente de trabalho um lugar em que há uma busca em equidade de gênero e raça.”
Carla Ribeiro
Analista Contábil Pleno
Você acha que hoje em dia existem boas políticas para a igualdade de gênero e raça?
“Eu acho que existe algumas que funcionam, mas precisamos de mais, uma vez que podemos perceber que ainda há muita desigualdade.
Ex. nós pessoas negras somos maioria no Brasil, mas não somos maioria em cargos de liderança, ou até mesmo cargos de analistas.
E em relação às Pessoas que se identificam com a sigla LGBT é difícil as empresas terem programas específicos para contratar esse público, então temos um longo caminho pela frente”
Rositália dos Santos
Estagiária Fiscal
Você acha que hoje em dia existem boas políticas para a igualdade de gênero e raça?
“As políticas de igualdade de gênero e raça vêm avançando bastante nos dias atuais, mas acredito que ainda há muito a ser feito.”
Como uma mulher negra, você se sente acolhida pela Ecogen?
“ Sim, me sinto acolhida pela empresa.”
A Ecogen quer abordar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, ouvindo-as e celebrando essa data, com o objetivo de fortalecer nosso compromisso com o pilar social do ESG, promovendo a inclusão, a equidade e o reconhecimento da diversidade em nossa comunidade.