A Biomassa é uma fonte de energia renovável derivada de materiais orgânicos, como resíduos agrícolas, florestais e dejetos animais que pode ser convertida em energia elétrica e térmica, por exemplo.
Ela contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, promovendo a gestão sustentável de resíduos e oferece uma alternativa aos combustíveis fósseis, contribuindo para a segurança energética e o desenvolvimento rural.
Neste conteúdo vamos te explicar mais detalhadamente o que é biomassa e como podemos obter energia e demais utilidades por meio dessa solução. Vamos lá!
O que é biomassa?
Quando falamos em biomassa, estamos falando de toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada com a finalidade de se produzir energia.
Podemos ter como exemplo desses materiais o cavaco de Eucalipto, casca de arroz, caroço de açaí, serragem, bagaço de cana de açúcar, entre outros.
Segundo o Anuário Estatístico de Energia Elétrica (2020), cerca de 10% da energia elétrica gerada no Brasil provém da biomassa.
Aprenda tudo sobre Biomassa clicando neste link e baixando gratuitamente um material completo.
Como se obtém energia por meio da Biomassa?
De forma simplificada, a renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. Ao queimar a biomassa escolhida, será liberado grande quantidade de energia, CO2 e H2O. Então, as plantas, por meio da fotossíntese, irão fixar o carbono do CO2 em moléculas solidas (celulose, hemi-celusose, lignina, amido, sacarose) e liquidas (açúcares simples e resinas), as quais formam a matéria vegetal que pode ser queimada novamente, renovando assim o ciclo de carbono.
Mas as rotas de conversão da biomassa são diversas, o que explica a enorme variedade de biocombustíveis (como etanol, metanol e biogás) que é possível obter a partir destes processos.
Atualmente, os principais processos para obtenção de energia através dessa matéria são:
Combustão direta
Transformação da energia química existente nas fontes em calor. O processo é realizado em caldeiras ou fornos e os combustíveis obtidos apresentam um certo nível de umidade (29% ou mais) e baixa densidade. O calor obtido a partir da combustão direta pode ser utilizado pelas indústrias para produção de vapor e gases, que por sua vez podem ser utilizados em processos industriais ou em turbogeradores, que gerarão eletricidade.
Gaseificação
As fontes sólidas são convertidas em fontes gasosas através de reações termoquímicas, envolvendo vapor quente e ar ou oxigênio. O combustível aqui gerado é mais versátil e a partir do mesmo processo é possível a produção de gás sintético.
Pirólise ou carbonização
Decomposição que ocorre pela ação de altas temperaturas em ambiente em que exista a “quase ausência de ar”. É o processo mais antigo de conversão de biomassa em outro combustível (por exemplo, carvão vegetal, respectivamente). Seu resultado abriga uma densidade energética duas vezes maior que o material de origem. A técnica também produz materiais bastante usados por indústrias, como o alcatrão, gás combustível e pirolenhoso.
Transesterificação
Técnica química que transforma a biomassa de óleos vegetais a partir da reação entre dois álcoois e uma base. A partir desse meio se obtém glicerina e o biodiesel.
Fermentação
Executado por micro-organismos(leveduras) na “ausência de O2” que irão converter os açúcares de fontes de biomassa, como cana, milho e a beterraba. É a partir desse meio que temos o etanol, metanol, álcoois, ácidos e aldeídos.
Após conhecer um pouco mais os processos, é possível elencar os principais produtos derivados da biomassa: energia térmica e elétrica, biogás, etanol e biodiesel.
Atualmente, a Ecogen já atua na produção de energia térmica e elétrica por meio da biomassa.
Biomassa e meio ambiente.
Essa solução é considerada uma fonte de energia renovável e é utilizada, na maioria das vezes, para substituir o uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, já que emite uma quantidade inferior de gases poluentes.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece, hoje, limites de emissão de poluentes proveniente dos processos de combustão da biomassa, tornando possível, assim, regular e abaixar os impactos ambientais, diferente dos combustíveis fósseis, que geram um impacto nocivo e irreversível para o meio ambiente.
A Biomassa em uso.
Diversas indústrias necessitam de energia térmica e, para suprir tal necessidade, foi criado o sistema de cogeração: onde a partir de um único combustível é possível produzir, simultaneamente, energia elétrica e térmica.
É a partir de processos como esse que se geram utilidades como vapor e a energia elétrica como conhecemos.
O uso da biomassa por usinas termelétricas (usina de cogeração) é também outro exemplo. A partir das técnicas de conversão, as usinas podem gerar energia também para áreas não contempladas por redes elétricas de abastecimento, como àquelas mais afastadas dos grandes centros econômicos.
Para indústrias e negócios que visam contribuir para o meio ambiente e reduzir o uso de combustíveis fósseis, a biomassa pode ser, então, uma opção.
Para saber mais sobre as vantagens da Biomassa para seu negócio, deixe seus dados abaixo e receba novidades.