A transição energética refere-se à mudança de um modelo de produção e consumo de energia, baseado em fontes não renováveis e altamente poluentes, para um modelo mais sustentável e baseado em fontes renováveis e limpas.
Neste artigo, vamos listar os principais benefícios da transição energética para as indústrias e o meio ambiente.
A importância da transição da matriz energética para indústrias
São diversos os motivos que tornam de extrema importância a transição energética de indústrias que usam combustíveis não renováveis para geração de energia e utilidades, para um modelo mais eficiente e sustentável.
Em um contexto socioambiental, a transição para fontes de energia mais limpas e renováveis contribui para melhorar a imagem da empresa em um contexto global de crescente preocupação com a sustentabilidade e pressão por parte de consumidores e investidores por práticas mais responsáveis.
Já no econômico, a transição energética pode trazer benefícios econômicos significativos para as indústrias, já que a utilização de fontes de energia renováveis, como solar e biomassa, pode reduzir os custos operacionais das indústrias a longo prazo.
A diversificação da matriz energética, com a inclusão de fontes de energia limpa, certamente vai reduzir a dependência de combustíveis fósseis e aumentar a segurança do fornecimento de energia, reduzindo o risco de interrupções no processo produtivo e de flutuações nos preços desses combustíveis, gerando uma previsibilidade muito maior da saúde financeira da indústria a médio / longo prazo.
Benefícios da transição energética
A transição energética já se tornou uma necessidade para o mundo, já que gera benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o dia a dia das pessoas e indústrias.
Para o meio ambiente, a transição energética das indústrias gera uma redução das emissões de gases de efeito estufa, a mitigação das mudanças climáticas e a melhoria da qualidade do ar, já para as pessoas, diretamente podemos citar a criação de empregos no setor de energia renovável, que só cresce ao longo dos anos.
Voltando o foco para as indústrias, os benefícios da transição energética vão desde o financeiro ao social, por isso, vamos citá-los mais destacadamente abaixo:
Redução de Custos
A transição para fontes de energia renováveis pode gerar uma redução dos custos operacionais, especialmente a longo prazo. A utilização de energia solar, ou biomassa, por exemplo, pode diminuir os gastos com eletricidade e combustíveis fósseis, além de oferecer previsibilidade nos custos de energia, já que muitas fontes renováveis têm custos fixos de operação e manutenção.
Sustentabilidade Ambiental
A adoção de energias limpas reduz a pegada de carbono das indústrias, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a mitigação das mudanças climáticas. Isso não apenas melhora a imagem da empresa em termos de responsabilidade socioambiental, mas também pode atender a requisitos regulatórios e demandas dos consumidores por produtos e processos mais sustentáveis, que a cada ano, se torna muito mais importante.
Aumento na segurança no fornecimento de energia
A diversificação da matriz energética das indústrias, com a inclusão de fontes renováveis, aumenta a resiliência do fornecimento de energia, reduzindo o risco de interrupções no fornecimento de eletricidade e minimizando os impactos de flutuações nos preços dos combustíveis fósseis, melhorando a segurança energética da indústria.
A Ecogen investe, implanta e opera plantas para geração de energia e utilidades em indústrias em todo o Brasil e pode, também, investir em até 100% na transição energética do seu negócio.
Nossos consultores estão disponíveis para analisar a viabilidade da implantação de um modelo capaz de elevar o patamar da matriz energética da sua indústria e colocá-la um passo à frente para o futuro. Entre em contato conosco e saiba mais.